Nesta segunda-feira (15), o Ministério da Fazenda reconheceu Salvador como a capital brasileira com a gestão financeira mais eficiente. O anúncio foi feito durante a terceira edição do Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal para Entes da Federação, evento realizado em Brasília pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Salvador, a capital da Bahia, obteve o selo Capag A+, a nota mais alta no Índice de Capacidade de Pagamento (Capag). Além disso, foi reconhecida como a cidade com os melhores indicadores financeiros e fiscais na categoria “Melhor Desempenho Nacional”. Em comparação ao ano anterior, a pontuação de Salvador aumentou de 99,63% para 100%.
Giovanna Victer, secretária municipal da Fazenda, ressaltou que o resultado é um símbolo de responsabilidade na gestão das finanças públicas.
“Salvador se estabelece ainda mais como um exemplo nacional de transparência e excelência na administração fiscal. As práticas adotadas evidenciam equilíbrio e responsabilidade na utilização dos recursos. “Consideramos a sustentabilidade fiscal fundamental para impulsionar o progresso social e econômico de nossa cidade”, afirmou.
Adriana Gomes, contadora-geral do município, enfatizou que o prêmio demonstra o compromisso da capital com as melhores práticas de contabilidade pública.
Foto: Ascom Sefaz