O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul confirmou o falecimento da menina Bianca Zanella, de 11 anos, que caiu de uma altura de 70 metros em uma região do Cânion da Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS). A criança foi encontrada por meio de um drone com câmera térmica, e o resgate aconteceu seis horas depois.
O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira (10), enquanto uma família de Curitiba (PR) fazia um passeio turístico no local. A menina, que estava com os pais e dois irmãos, supostamente tinha transtorno do espectro autista, e a queda aconteceu enquanto todos estavam fazendo um lanche.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou uma nota expressando pesar pela morte da criança. Na nota, o ICMBio informou que as equipes locais da gerência regional do Sul e da Concessionária Urbia Cânions Verdes estão mobilizadas desde o início do incidente e que as operações de resgate foram iniciadas prontamente.
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, expressou seu pesar pelo acidente em uma nota divulgada nas redes sociais, na qual oferece a colaboração do ICMBio às autoridades competentes para auxiliar na investigação.