bolsa atleta
SMS promove evento sobre candomblé, cultura e saúde em terreiro em Itapuã
25/05/2023 16:55 em Cultura

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Grupo de Trabalho (GT) Saúde da População Negra, do Distrito Sanitário de Itapuã, promove o evento “Interseccionalidade entre Candomblé, Cultura e Saúde”. O encontro acontece nesta sexta-feira (26), das 8h às 12h, no Terreiro Guerebetã Gumé Sogboadan, localizado na rua Bahia, 37, em Nova Brasília de Itapuã, perto da Escola Municipal Lagoa do Abaeté. 

 

O público-alvo são profissionais da saúde, da área da assistência social da região (Centros de Referência em Assistência Social/Cras e Especializado em Assistência Social/Creas), estudantes e demais interessados na temática. Participam como palestrantes o sacerdote Doté Saulo de Sakpatá; a ativista Ubiraci Matildes - coordenadora de políticas de equidade da Sesab; e Gleide Davis – co-vereadora de Salvador e ativista. 

 

A iniciativa visa proporcionar informações e aprendizados sobre a intersecção entre os temas candomblé, cultura e saúde, proporcionando reflexões sobre a atuação dos profissionais de saúde na perspectiva do cuidado centrado na população preta de terreiro. A medida visa, ainda, a melhoria da qualidade de atendimento e a redução das desigualdades étnico-raciais, alinhando-se aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), da Política Nacional Integral da População Negra (PNSIPN) e do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).   

 

Na semana passada, evento semelhante foi realizado na Casa de Oxumaré, no Engenho Velho da Federação. “Esse evento e é mais uma iniciativa da SMS para o fortalecimento do SUS, visando uma saúde livre da discriminação e do racismo, unindo educação, informação, e participação social”, pontua a vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos. 

COMENTÁRIOS